Plano de negócios: O que é? Como fazer? Tudo o que você precisa saber
O plano de negócio é uma peça fundamental para converter ideias em negócios bem-sucedidas, sendo um instrumento para traçar metas e atingir objetivos esperados. Um plano de negócio bem elaborado pode proporcionar uma redução na insegurança diante da abertura de uma nova empresa, diminuindo assim, erros ao longo da jornada e aumentando as chances de sucesso.
Com o plano de negócio é possível determinar o tipo de empresa, seu capital social, qual o tipo de serviço, qual é o público-alvo, entre outros. Através dele podemos ter uma noção de como será para abrir ou expandir a empresa, viabilizando uma melhor comunicação entre as suas ideias e os seus sócios, além de você poder consultar e apresentar a outros prestadores de serviço, como o seu contador.
Você deve estar se perguntando “mas Rafaela como eu posso começar a fazer esse plano de negócio?” Ao longo desse texto eu vou explicar passo a passo de como você pode fazê-lo, desmistificando da melhor forma possível!
O plano de negócio é dividido em oito etapas onde cada parte tem um foco diferente e ao final, ao juntarmos tudo temos um caminho para seguir. São eles:
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- Sumário executivo
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- Análise de mercado
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- Plano de marketing
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- Plano operacional
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- Plano financeiro
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- Idealização de cenários
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- Avaliação estratégica
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- Análise do plano de negócios
1 – Sumário Executivo
Vamos lá! O primeiro passo é o Sumário executivo, onde é demonstrado os aspectos do negócio, como a descrição do empreendimento, o diferencial; os dados do empreendedor; a missão, visão e valores; quais serão os produtos ou serviços; qual será o capital social (capital social corresponde ao valor investido para ficar de caixa inicial para a empresa, ou seja, qual é o valor inicial que será gasto ao dar os primeiros passos da empresa); qual será a forma jurídica e seu enquadramento tributário.
2 – Análise De Mercado
A análise de mercado consiste em analisar seus clientes, seus fornecedores e sua concorrência, o que permitirá avaliar e viabilizar o seu negócio, baseado em informações do mercado, como: o perfil do cliente, condições dos fornecedores, tendências, concorrência, entre outros. É nela que você irá compreender melhor os aspectos importantes do mercado no qual vai atuar. E por isso, para compreender mais sobre o assunto, iremos subdividi-la em três perguntas, sendo elas:
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- Quais serão meus clientes?
É nessa parte que você deve descrever qual a faixa etária que será seu público-alvo, a sua renda, onde moram, ou seja, qual o público você deseja alcançar?
Ou também seu negócio pode ser focado na pessoa jurídica, sendo assim, você deve ressaltar qual é o ramo de atuação? Qual é o tamanho da empresa? Quantos funcionários os clientes terão?
Dica: Uma empresa se torna viável quando se tem clientes em quantidade e com poder de compra capaz de gerar receita suficiente que cubram com as despesas, assim, gerando lucro.
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- Quais serão seus fornecedores?
Aqui você deve fazer uma pesquisa para encontrar o melhor custo-benefício, levantando quem serão seus fornecedores de equipamentos, ferramentas, móveis, utensílios, matérias-primas, embalagens, mercadorias e serviços. Será ressaltado nesse ponto quanto tempo demora para ser entregue, quais são as condições de pagamento, qual será o valor do frete, se é próximo a sua localização e, claro, qual é o melhor preço.
Vale ressaltar que não se deve garantir em apenas um fornecedor, monte uma lista crescente e extensa, numerada com os melhores fornecedores, visando condições de pagamento, entrega, qualidade e seus prazos. E não se esqueça de manter contato com os demais fornecedores, pois não é possível prever quando
um fornecedor enfrentará dificuldades.
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- Quais serão seus concorrentes?
Liste quem serão seus concorrentes, visite-os e analise seus pontos fortes e fracos para que você possa criar um diferencial e analisar se conseguirá competir ou se precisará mudar alguma coisa.
3 – Plano De Marketing
É nessa etapa que você irá explorar possibilidades de divulgação do negócio, o que é essencial para compreender melhor o seu produto e/ou serviço, com isso, conseguindo descrever as suas entregas para seus clientes.
O plano de marketing trás objetividade ao negócio, é nele que você conseguirá apresentar os produtos e/ou serviços prestados, realizando os cálculos e conseguindo precificar, produzindo estratégias de promoções e divulgações.
E não podemos esquecer de verificar como está a estrutura do local e se a localização o favorece, é muito importante sempre pensar sob o ponto de vista do cliente, compreendendo melhor como seria o primeiro impacto, lembrando sempre que a qualidade do produto é aquela que o consumidor enxerga.
4 – Plano Operacional
No plano operacional você consegue descrever como o seu negócio irá funcionar no dia a dia, definindo o arranjo físico (de forma racional e sensata), estipulando a capacidade de produção, atendimento e prestação de serviço e ajustando como funcionará, ou seja, na prática, é como será a operação do negócio. É importante analisar e determinar a quantidade de pessoal necessário para o funcionamento da empresa, visando sempre mão-de-obra qualificada, e caso se faça necessário, procure investir no treinamento de sua equipe.
5 – Plano Financeiro
Aqui você verificará se é viável a abertura da empresa, sendo assim você estipulará o investimento total e, a partir disso, analisará quais serão os investimentos fixos (bens), o capital de giro, o investimento inicial (para começar a empresa), calcular os custos fixos e variáveis e a estimativa do faturamento mensal, entre outros. Portanto, o plano financeiro se define como uma avaliação econômica, que irá apresentar se a empresa terá chances de se manter operando e qual é a estimativa de retorno do investimento.
6 – Idealização De Cenários
Crie cenários onde haja resultados ruins para a empresa, como aumento do custo, baixa venda e a entrada de novos concorrentes no mercado. Esta etapa é importante para construir simulações e projetar respostas a diferentes situações, a fim de visualizar na prática o que vai ocorrer com a empresa em variados cenários.
7 – Avaliação Estratégica
Faça e analise a matriz S.W.O.T, também conhecida como F.O.F.A:
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- Força
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- Oportunidade
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- Fraqueza
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- Ameaça
A função dessa ferramenta é avaliar os ambientes interno e externo a um empreendimento, detectando os pontos fortes e fracos, formulando táticas para otimizar o desempenho no mercado, analisando as oportunidades e as ameaças, com a finalidade de tornar a empresa mais eficiente e competitiva, corrigindo assim, suas deficiências.
8 – Análise Do Plano De Negócio
Esta é a parte final, onde você irá juntar todas as informações e verificar se realmente vale a pena abrir, se manter ou expandir a empresa. O mundo e o mercado estão sujeitos a mudanças, então será normal surgirem novas oportunidades e ameaças. Mesmo com isso, não se deixe abater, procure adaptar seu planejamento às novas realidades, e se for preciso, corrija, altere e ajuste o plano de negócios quantas vezes forem necessários.
Vale destacar que esse planejamento não elimina os riscos, empreender é sempre um risco, mas empreender sem planejamento é um risco que pode ser evitado. O plano de negócio irá auxiliá-lo a tomar decisões mais acertadas, assim como a não se desviar de seus objetivos.
Lembre-se:
A elaboração do plano de negócio não é uma tarefa nada fácil, pois exige pesquisa, comprometimento, persistência, trabalho duro e muita criatividade.
E agora que você já sabe por onde começar e de onde extrair informações relevantes, não deixe de continuar a enriquecer seus conhecimentos e confira temas relacionados em Saiba mais.
Você chegou até aqui e está prestes a abrir ou expandir sua própria empresa? Como anda o desenvolvimento do seu plano de negócios? Ficou ainda alguma dúvida ou tem sugestões? Compartilhe suas impressões, experiências e questionamentos conosco, temos uma equipe preparada e só te esperando!