IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)
O que é o IBGE?
O IBGE, criado em 29 de maio de 1936, é um órgão federal vinculado ao Ministério da Economia. Com o objetivo de coletar, analisar e divulgar dados estatísticos (link do IBGE) sobre o território brasileiro e a sua população, sendo o responsável também pela realização de levantamentos e estudos ambientais, socioeconômicos e cartográficos do Brasil. Tendo como missão ´´retratar o Brasil com informações necessárias ao conhecimento de sua realidade e ao exercício da sua cidadania“.
Qual a função do IBGE?
A função do IBGE é de produzir, analisar e divulgar as informações sobre o território brasileiro em todas as suas escalas (municipal, estadual, regional e nacional) e também sobre a população que nele vive. Essas informações possuem naturezas: estatística, socioeconômica, geodésica, geográfica, cartográfica e ambiental.
Às funções específicas desse órgão são:
- Produção e análise de informações estatísticas, geográficas e
ambientais; - Coordenação e consolidação das informações estatísticas e
geográficas; - Coordenação de sistemas estatísticos e cartográficos de escala
nacional; - Implementação e estruturação de um sistema de informações
ambientais; - Documentação e divulgação dessas informações.
Levantamento de dados
Importantes levantamentos que são realizados pelo IBGE, são eles:
- Censo Demográfico;
- Censo Agropecuário;
- Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE);
- Demografia das empresas;
- Estatísticas de gênero;
- Indicadores de saúde no Brasil;
- Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC);
- Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA);
- Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic);
- Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (PNSB);
- Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua);
- Produto Interno Bruto (PIB) dos municípios;
- Projeção da população;
- Mortalidade e expectativa de vida da população;
- Tendências do mercado de trabalho.
É importante ressaltar que existem outros levantamentos além dos listados acima, e novos estudos são feitos de acordo com a demanda e com as condições socioeconômicas, ambiental e espacial brasileira.
Qual a importância do IBGE?
´´O IBGE é importante porque é o órgão que centraliza, analisa e torna públicos as informações que nos permitem caracterizar o país e a população brasileira, disponibilizando-os para gestores, pesquisadores, estudantes, empresários e todos os demais membros da sociedade civil interessados em conhecer com detalhes do país em que vivemos.
Indicadores como o IPCA e o INPC, pelos quais o IBGE é responsável, são importantes para o cálculo da inflação. Já outros indicadores socioeconômicos são essenciais para a governança do território nacional, utilizados para a elaboração e no direcionamento de políticas públicas e estratégias de desenvolvimento para determinadas localidades ou parcelas específicas da população brasileira, cuja necessidade é identificada, justamente, por meio das informações levantadas pelo IBGE.“
É crime não responder à pesquisa do IBGE?
´´Não responder às pesquisas do IBGE ou fornecer informações falsas aos recenseadores são atitudes classificadas como infração. Quem age dessa maneira está sujeito a processos judiciais e ao pagamento de uma multa cujo valor pode chegar a dez salários-mínimos. Tudo isso está previsto na Lei 5.534, sancionada em 14 de novembro de 1968, que determina que todos aqueles que estejam sob a jurisdição da lei brasileira têm como dever prestar informações solicitadas pelo IBGE para fins estatísticos.
Essa mesma legislação assegura a confidencialidade dos dados transmitidos aos recenseadores, garantindo a confiabilidade dos métodos de pesquisa da instituição e a segurança daqueles que fornecem suas informações para o IBGE.“
Pesquisas Estruturais em Empresas do IBGE
´´As Pesquisas Estruturais em Empresas do IBGE têm por objetivo prover o Sistema Estatístico Nacional de informações relevantes que venham subsidiar o planejamento governamental, além de fornecer às empresas, aos órgãos de pesquisa e demais usuários, elementos para a realização de estudos sobre os setores investigados. Dessa forma, as pesquisas permitem:
- A construção de um sistema de informações que propicie e
elaboração de estimativas de valor adicionado, emprego, salário
e formação bruta de capital fixo em níveis detalhados da
classificação de atividades e por Unidade da Federação; - O fornecedor de informações necessárias ao tratamento dos
segmentos produtivos cobertos pela pesquisa no Sistema de
Contas Nacionais; - A atualização do Cadastro Central de Empresas (CEMPRE) do IBGE
nos segmentos das atividades cobertos pela pesquisa, sobretudo
no que diz respeito à Classificação Nacional de Atividades (CNAE
2.0); - Servir como núcleo básico de um sistema mais amplo de
informações sobre os segmentos pesquisados, a ser construído
através de novas pesquisas e/ou suplementos.“
E como saber qual pesquisa a empresa deve enviar?
É muito simples! Basta entrar no site do IBGE e ir até os questionários eletrônicos (Link do IBGE), lá encontrará um campo de preenchimento, digite os 8 primeiros dígitos do CNPJ e ao clicar em pesquisar, aparecerá qual pesquisa deve responder.
As pesquisas atendidas por este sistema são:
- PAS – Pesquisa Anual de Serviços;
- PAC – Pesquisa Anual de Comércio;
- PAIC – Pesquisa Anual da Indústria da Construção;
- PIA–Empresa – Pesquisa Industrial Anual – Empresa;
- PIA-Produto – Pesquisa Industrial Anual – Produto.
Os questionários da PAC e da PIA estão disponíveis nos modelos completo e simplificado os quais são pré-definidos para cada empresa, não sendo passíveis de alteração. A utilização inadequada do Modelo de questionário acarretará um novo preenchimento.
Agora você já sabe um pouco mais sobre o que é o IBGE e seu funcionamento.
Se gostou do texto, compartilhe!
Referências bibliográficas
- GUITARRARA, Paloma. ´´IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)“; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/ibge.htm. Acessado em 18 de junho de 2024.
- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/. Acessado em 17 de junho de 2024.
- Acesso à informação, Institucional, O IBGE. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/acesso-informacao/institucional/o-ibge.html. Acessado em 17 de junho de 2024.
- Questionários eletrônicos. Disponível em: https://questionarios.ibge.gov.br/downloads-questionarios.html. Acessado em 17 de junho de 2024